terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O SANTUÁRIO DE DEUS

O apóstolo Paulo era muito usado pelo Senhor para ensinar a Sua Palavra. Em uma de suas viagens, disse: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens”. Isso está escrito no livro de Atos 17:24. Naquela época, as pessoas achavam que para falarem com Deus, deveriam estar em um certo lugar. Somente nesse lugar é que o Senhor falaria com elas. Mas, quando o apóstolo Paulo viu esse engano, ele logo disse que Deus não habita nos templos que os homens haviam construído, porque Deus somente habitava nos templos que Ele mesmo havia construído.
Para as pessoas daquela época, era comum irem procurar Deus num lugar especial, onde acreditavam que Deus habitava. Isso era um engano, porque em nenhum lugar em toda a Bíblia podemos achar algum versículo que nos mande adorar a Deus somente em um templo. A Bíblia é muito clara quando ensina que podemos buscar a Deus em qualquer lugar.
Em 1 Coríntios 3:16, o Senhor diz: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” Este versículo esclarece a resposta de Paulo. Naquela época, as pessoa achavam que Deus habitava em templos construídos pelos homens, mas Paulo revelou que não.
Estes templos somos nós. Quando conhecemos a Deus e O aceitamos como nosso Senhor e Salvador, nós recebemos o Espírito Santo para dentro de nós. Assim, o nosso templo começa a ser habitado por Deus. E esse templo é o nosso espírito. Por esse motivo é que Deus nos manda buscá-Lo a todo momento, porque agora nós não precisamos ir a um determinado lugar para que possamos falar com Ele. Nossa vida com Deus se torna muito mais fácil quando o nosso templo é habitado pelo Espírito Santo de Deus, pois O temos dentro de nós. Portanto, quando você quiser conversar e buscar o Senhor, apenas se volte para o seu espírito, pois nele você encontrará o Espírito Santo de Deus.
Hoje, o Senhor Deus não habita em uma sala ou em um grande ginásio, mas ele habita dentro de nós. É isso o que a Bíblia ensina. Ela não deixa dúvidas de que hoje nós somos o templo de Deus e é em nós que Ele vem morar. Mas, o seu templo ainda pode estar vazio. O Senhor somente habita em você se Ele for convidado a fazer isso. Ele não invade o seu templo, mas Ele apenas entra se encontrar as portas abertas. Portanto, se você quiser ter no seu interior o Espírito Santo, convide o Senhor a habitar em você. Diga para Ele que você O quer em seu interior. Reconheça que você precisa Dele para viver. Convide-O a morar em você. Saiba que Ele não recusará o seu convite. Portanto, abra o seu coração para Deus e se entregue a Ele. Eu creio que Ele espera ansioso pelo seu convite.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

AUTO - ANÁLISE

O Salmo 19 diz: “Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas”. Todos os dias, nós deveríamos pensar nessa afirmação. Você já percebeu que nunca temos senso de auto-análise, no sentido de descobrir se estamos inadequados? Nós sempre nos auto-analisamos para nos vangloriarmos. Nossos grandes feitos são constantemente rememorados em nossa mente. Acostumamos-nos a reviver os sucessos passados para nos exaltarmos. Porém, a Palavra de Deus afirma que devemos refletir sobre os nossos erros. É lógico que nunca discerniremos nossas faltas, enquanto não tivermos o senso de avaliar nossa fraqueza. Você pode observar que sempre temos razões e justificativas para cada erro que cometemos. Essa vida de razões nos torna intransigentes com as pessoas, porque nos consideramos “donos da verdade”.
Deus nos diz que não temos condições de nos avaliar. Toda análise que fazemos de nós mesmos é falsa, porque ressaltamos apenas nossas habilidades. Em João 14:6 está escrito: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Somente somos adequados para Deus quando obedecemos as Escrituras. Somente a Palavra de Deus é a verdade. A única verdade está em Jesus e Jesus é o Verbo, é a Bíblia. À medida que a conhecemos somos libertos e livres. Todos nós precisamos conhecer os mandamentos divinos. Apenas o Senhor Jesus pode nos livrar dos enganos que temos em nosso próprio pensamento.
Você já notou que constantemente nossa mente está julgando? Para cada pessoa, para cada situação, temos um rótulo. Contudo, no dia em que formos livres do domínio da velha natureza pecaminosa, deixaremos de julgar. O Cristo que habita em nós é cheio de amor. E o amor é dotado de liberdade. O amor aceita que as pessoas têm o direito de agirem como querem. Devemos compreender a verdade de que somos criatura de Deus e não juízes.
Em Jeremias 17:9-10 está escrito: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”. Quando confrontamos nossos pensamentos, atitudes e sentimentos com a Palavra de Deus somos expostos, porque enxergamos nossos erros. Então, temos que nos humilhar e clamar para que o Senhor nos transforme. A pior atitude que podemos ter diante disso é o “auto-aperfeiçoamento”. Quando somos reprovados pela Palavra de Deus, não podemos tentar simplesmente nos “melhorar”. Nossa única saída é nos render ao Senhor em total obediência à Sua vontade revelada na Bíblia. Leia o Evangelho de Mateus, capítulos 5, 6 e 7 e deixe essas Palavras de Deus entrar no teu coração. Nenhum homem se conhece, apenas Deus conhece cada homem.