quinta-feira, 6 de novembro de 2008

UMA COROA INESTIMÁVEL

virtuosa é a coroa do seu marido? (Pv 12.4)
?Quais são seus planos para o futuro?? É uma pergunta que se costuma fazer àquele que está no último ano do colégio. Talvez estes que estão indagando esperem uma resposta usual como: enfermeira, advogada, professora, economista, ou jornalista. Porém, muitos não estão esperando a resposta: !Quero ser uma mulher virtuosa - uma coroa para meu marido?. Uns dão uns piscar de olhos, um !Oh! Isso é interessante?? e, uma repentina mudança de assunto. Essas são reações freqüentes a tal resposta. Na sociedade de hoje, uma jovem que deseja ser aquela esposa virtuosa, exemplificada no livro de Provérbios trinta e um como em outras passagens na Bíblia, é freqüentemente considerada peculiar, e, até mesmo sem nenhumas aspirações. Com oportunidades incontáveis abertos às recém-formadas, por que uma jovem escolheria a profissão de esposa? Mas, na realidade, uma mulher virtuosa, a coroa do seu marido, tem uma carreira cheia e recompensadora que oferece à candidata o manual perfeito de sabedoria, numerosas carreiras somadas em uma só, e com um salário de valor incalculável.
Para o sucesso nesta ocupação, a mulher achará seu guia indefectível na Palavra de Deus. Aqui estão os preceitos, os exemplos e a sabedoria que levá-la-ão a ser uma mulher virtuosa. Da instituição do matrimônio até o desempenhar de todos os seus deveres, a Bíblia tem todas as respostas. Ela começa com a criação de Eva e a sua posição de cuidar do marido e da família. Ela continua com os exemplos de esposas virtuosas como Sara, Rebeca, Raquel, etc., e inclui as verdades de Provérbios trinta e um com as características de uma mulher virtuosa. A Bíblia continua na epístola aos Efésios cinco onde Paulo graciosamente compara a união de um homem e uma mulher com a união preciosa de Cristo e Sua igreja. Pela Bíblia adentro, a esposa achará mandamentos e exortações de como conduzir uma vida piedosa e trazer a mais verdadeira felicidade para seu lar. A sociedade não pode ensinar ninguém a florir a verdadeira felicidade no lar; pois seu exemplo de luxúria e ênfase no avanço egocêntrico trará qualquer casa à ruína. Realmente, quando Eva deu ouvidos ao conselho do diabo e tomou do fruto proibido, ela foi conduzida ao pecado e sofrimento, juntamente com o seu marido (Gn 3.1-7). A Bíblia é o único guia verdadeiro de sabedoria completa e instruções para uma esposa.
Como é instruído na Bíblia, o papel da mulher virtuosa é ser uma ajudadora idônea do seu marido. !E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele?, (Gn 2.18). Em primeiro lugar, o papel da mulher virtuosa como uma ajudadora idônea é pela sua submissão. Depois da queda no pecado, Deus deu essa responsabilidade à mulher. !E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará?, (Gn 3.16). Esta é a exortação predominante das Escrituras para as esposas. Na analogia de Paulo sobre o teor do relacionamento Cristo-igreja e o relacionamento marido-esposa em Efésios cinco, as exortações finais são: !e a mulher reverencie o marido?, (v. 33). O alvo da esposa é sempre agradar o seu marido em primeiro lugar. O que ele deseja deve ser o desejo dela; o que ele manda deve ser o dever dela. Pedro, na sua epístola, vai ainda mais longe ao dizer que mesmo se um marido não está tratando a sua esposa como deve, a sua esposa ainda deve submissão a ele. !Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra?, (I Pd 3.1). Quando uma esposa aprende a honrar o seu marido como deve, não só vai ser recompensada com as bênçãos de Cristo, mas ela também terá o amor e o cuidado do seu marido.
Provérbios capítulo trinta-e-um nos dá uma das mais belas listas que uma mulher virtuosa tem no seu papel para com o seu marido. Ela é fidedigna (11), diligente (27), culinária sábia (14), gentil nas suas palavras (26), humilde (30), espiritualmente forte (25); ela exalta o seu marido (23), provê as necessidades da sua família (21) e disciplina os seus filhos (28). Realmente, a sua tarefa é grande e variada! A mulher virtuosa tem muitas responsabilidades: é de sua responsabilidade verificar se há uma refeição boa na mesa a confirmar se as roupas estão limpas, do treinamento de seus filhos à responsabilidade de manter o lar funcionando suavemente e se esforçando para satisfazer o seu marido e, ainda, reforçar a si mesmo a permanecer humilde. Ao agir desta maneira ela mostra o seu amor pelo seu marido, e ela pode ser assegurada de que !O coração do seu marido está nela confiado?, (Pv. 31.11). O seu amor não só se manifesta com um sussurrado !eu te amo?, mas, como exemplificado em Provérbios trinta-e-um, se declara pela sua obediência a ele e nas suas ações para agradá-lo. Ela está disposta a sacrificar a si mesmo para trazer felicidade a ele. Ela não é irritante (Pv 19.13b; 21.19) ou contenciosa (Pv 27.15); ao invés, ela reconhece os desejos do seu marido e busca agradá-lo nestas áreas. Por ela desejar honrá-lo através da sua virtuosidade, !seu marido ... a louva? (Pv 31.28). Que benção maior pode uma esposa desejar de ter um marido feliz que a ama e deseja o melhor para ela!
Com tais realizações e virtudes, quais outras qualificações se deve ter para se tornar uma esposa? Para se conseguir uma das melhores carreiras, é exigido diploma universitário. Para se conseguir tal diploma é esperado: estudar livros didáticos, assistir a horas de aulas e fazer provas. Porém, para ser uma esposa, são necessárias horas de aprendizagem na casa dos pais. Ela tem que aperfeiçoar as habilidades de cozinhar, de lavar e de passar roupa, de fazer faxina, de efetuar as compras semanais, e de orçar (Robo). Ela não só precisa dessas capacidades domésticas como também ela tem que cuidar das suas virtudes. A diligência, a paciência, a humildade, a generosidade, a sabedoria, e a submissão (Robo) é o que se espera de uma esposa exemplar. Essas tarefas e qualidades podem ser aprendidas da mãe e das amigas amorosas e maduras da igreja. Andando junto a Cristo e se disciplinando a aprender enquanto está em casa, é o modo mais vantajoso para se preparar para o futuro como uma esposa. A perfeição não será conseguida nem será esperada, mas uma mulher que busca ser uma coroa para seu marido, se esforçará para provar que seus talentos e as suas virtudes serão aptos para enfrentar os rigores para ser uma boa esposa.
Qual seria o salário dessa esposa que consegue fazer essas tarefas e assimilar tais virtudes para com o seu lar e marido? Se fossem somar os holerites anuais de cada uma das profissões que essa esposa tem que preencher (de ser de conselheira a uma faxineira), a soma do valor dela seria surpreendente. Seria mais de dois milhões de reais por ano (Robo) - e isso só do ponto de vista financeiro! Pense em todo o esforço e amor que é investido diariamente para submeter e estimar seu abençoado marido. Mas, a esposa não recebe um salário semanal, mensal, ou até mesmo anual em dinheiro vivo. Não se vê ela patrocinando os Shoppings com dois milhões de reais para gastar anualmente nos seus deleites. De outra forma, o salário dela é muito mais, e, na verdade, é incalculável. Como pode o dinheiro ser comparado com o amor derramado nela pelo seu agradecido marido - aquele amor que é tão grande quanto o amor de Cristo para a Sua igreja (?Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela?, Ef 5.25)!
Matrimônio é uma das mais preciosas instituições de relacionamento que Deus consagrou. O desejo de ser uma esposa não é o de almejar uma profissão servil. A Sra. Ivester declarou: !Não sou uma dona de casa porque eu tive muito pouca ambição ou formação escolar para melhorar a minha situação. De jeito nenhum! Eu sou uma dona de casa porque Deus me deu a honra infinita de ser uma esposa, e eu me alegro em usar todas as minhas capacidades que Ele me deu no desempenhar dessa bela carreira? (Ivester). Sendo uma esposa, mesmo sendo o !vaso mais fraco?, a mulher tem a responsabilidade de transformar o seu lar num lugar de paz e descanso para o marido dela, e o trabalho particular de agradar e se submeter ao homem da sua vida. O trabalho dela é exigente, mas o seu guia é a Bíblia e o seu valor é inestimável. Junto com seu marido farão uma unidade maravilhosa tão forte e santificada quanto daquela de Cristo e a Sua igreja.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

CASAL PERFEITO




O QUE É SER FELIZ ?

Todos anseiam ser felizes. Ser feliz é o desejo mais profundo do coração humano. Por isso, na passagem do ano desejamos um Feliz Ano Novo uns aos outros. Quando alguém casa, desejamos felicidades para o futuro do casal. Alguém que se forma nos estudos também recebe os votos de felicidades para sua vida profissional.Existem muitas coisas que "trazem felicidade" e que podem ter as mais diferentes formas: para o cavaleiro a felicidade deste mundo está no lombo de um cavalo. Se alguém escapou ileso de um acidente, costumamos dizer que ele "teve a felicidade de não se ferir". Quantos buscam sua felicidade no jogo, na loteria ou no esporte? Outros tentam alcançar a felicidade por meios artificiais. Recentemente lemos em uma revista:A ânsia pela felicidade e por emoções fortes leva milhões de jovens a estenderem suas mãos para a droga Ecstasy. Mas depois da euforia vem a ressaca – física e emocional... A ânsia por felicidade, por sentimentos intensos e o contato com outras pessoas leva muitos jovens a consumirem a droga regularmente...A busca da felicidade e da alegria de viver mostra com extrema clareza que o ser humano de modo geral é infeliz. Até as pessoas que parecem ter alcançado tudo o que este mundo pode oferecer em brilho e glória, muitas vezes dão provas de sua infelicidade. O mundo da música e do cinema fala de felicidade, amor e alegria, mas a vida de muitos artistas prova que eles próprios são tudo menos felizes. Todos falam de felicidade, mas tão poucos são felizes.Onde reside a causa da infelicidade?Sem Deus, seu Criador, o homem não consegue ser realmente feliz. Enquanto tentar viver longe de Deus, enquanto se esconder de Deus e tentar viver sua vida como se Deus não existisse, ele não conseguirá ser feliz de verdade. Lemos em Judas 16a: "Esses homens são exploradores constantes, eternos insatisfeitos..." (A Bíblia Viva). A causa de toda infelicidade está no pecado! Lemos na Bíblia: "...o pecado traz vergonha e desonra para uma nação" (Pv 14.34b, A Bíblia Viva).Quanta infelicidade se origina em um caráter desconfiado ou infiel. Quanto sofrimento vem do egoísmo, porque cada um quer viver só para si. Mas quantos são infelizes por serem negligenciados, preteridos, desconsiderados pelos outros. E quantas pessoas vivem infelizes porque carregam uma culpa tão grande, um fardo tão pesado que os faz sucumbir. Davi reconheceu certa vez no Salmo 38: "Pois já se elevam acima da minha cabeça as minhas iniqüidades; como fardos pesados, excedem as minhas forças. Sinto-me encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo. Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração. Bate-me excitado o coração, faltam-me as forças" (vv. 4,6,8 e 10a).Não viver em comunhão com Deus, não ter perdão, ter de conviver com constante sentimento de culpa significa ser infeliz. O ser humano procura preencher esse vácuo se atirando nas aventuras mais extravagantes. Tenta fazer carreira, planeja sua vida até nos mínimos detalhes e busca segurança de todas as formas. Mas em seu coração continua infeliz. O príncipe Talleyrand, cujo patrimônio foi avaliado em 30 milhões de francos, escreveu na véspera de sua morte:Eis que 83 anos se passaram! Quanta preocupação! Quanta inimizade! Quantas complicações! E tudo sem outro resultado a não ser uma grande inquietação quanto ao passado e uma profunda sensação de desânimo e desespero em relação ao futuro.O que o ser humano precisa para a verdadeira felicidade?Ele precisa de um relacionamento com Deus através de Jesus Cristo. Por essa razão o salmista diz: "Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo."(Sl 16.2) Chamar a Jesus Cristo de meu Senhor, nisso reside a felicidade permanente. Por isso o salmista continua confessando: "Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente" (v. 11).O caminho para uma vida plena de felicidade e alegria se chama Jesus Cristo e consiste naquilo que Ele realizou na cruz por nós, que é o perdão dos pecados. Outra passagem da Bíblia diz: "Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade" (Sl 32.1-2a). Exatamente para isto Jesus veio a este mundo, morreu na cruz, foi sepultado e ressuscitou dos mortos, para nos colocar outra vez em comunhão com Deus pelo perdão dos pecados. Existe um hino que exprime isso de maneira muito acertada: "Vivo feliz pois sou de Jesus..."Um hindu muito rico buscava a paz:Ele se banhava no rio sagrado, fazia peregrinações estafantes – seu coração continuava sem paz. Até que um missionário lhe mostrou a cruz. Aí ele exultou: "Sorvi a mensagem como mel. Agora cheguei ao alvo de todo o meu anseio." (W. B. em "Spuren um Kreuz").Viver em comunhão com Deus significa ser feliz. Jesus Cristo diz a todos os que crêem nEle: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração" (Jo 14.27b). O que Jesus conquistou na cruz para nós vai muito além daquilo que o mundo poderia nos oferecer. Ele nos trouxe a paz de Deus, perdão dos pecados e vida eterna. Quem vem a Ele e nEle crê recebe uma paz de espírito que não se acaba quando chegam dias difíceis, e que nos dá segurança para o futuro, porque o próprio Senhor é o nosso futuro.A felicidade que Jesus nos dá não é um constante "andar nas nuvens", uma contínua sensação de bem-estar, livre de todos os desconfortos, mas é a certeza de estarmos abrigados nEle. Seguindo a Jesus, um filho de Deus não é poupado de todos os sofrimentos. Mas a felicidade não consiste exatamente em sabermos que, no meio de todo sofrimento, no meio de toda angústia estamos ancorados em Jesus Cristo? Que nEle temos uma esperança viva e que o sofrimento jamais é o fim, e sim, a vida com Jesus; vê-lO um dia e estar com Ele por toda a eternidade?! A Bíblia diz: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra" (Sl 34.19). Todo aquele que se tornou propriedade de Jesus não precisa sucumbir quando vem o sofrimento. Todo filho de Deus tem uma esperança viva que o sustém. E no final, todo verdadeiro cristão estará livre do todo sofrimento e verá ao Senhor Jesus assim como Ele é.Por isso o Salmo 1.1 diz sobre a verdadeira felicidade: "Como é feliz o homem que não vai atrás da opinião das pessoas desligadas de Deus" (A Bíblia Viva). E o Salmo 34.9 nos anima: "Se você pertence ao Senhor, ame e obedeça a Ele; para quem faz isso nada falta" (A Bíblia Viva).

sábado, 6 de setembro de 2008

A PORTA QUE JESUS ABRIU

A PORTA QUE JESUS ABRIU de Dennis Downing O dia 11 de setembro é uma data que será sempre lembrada pelo povo dos Estados Unidos como o dia dos atentados contra as Torres Gêmeas em Nova York. Foi um atentado não somente contra civis inocentes, mas contra a própria liberdade. 11 de Setembro é também um dia de triste lembrança em outro país. Em 11 de Setembro de 1973, Augusto Pinochet liderou um golpe militar no Chile que impôs 17 anos de ditadura àquele país vizinho nosso. De acordo com relatos oficiais, mais de 3 mil pessoas morreram ou desapareceram durante a ditadura de Pinochet. Um dos primeiros a perder sua vida foi o próprio Presidente deposto, Salvador Allende. Allende, político socialista, fora eleito em votação democrática no Chile três anos antes. Ele preferiu morrer em meio aos ataques do golpe militar, a se entregar. Ele se alojou no palácio conhecido como“La Moneda” e lá morreu num ataque impiedoso àquele local que simbolizava o governo democrático do Chile. Segundo relatos, Allende tinha o hábito de entrar e sair do palácio por uma porta lateral na Rua Morand, número 80. Não era a rampa oficial, nem um portão enfeitado e dourado. Era uma porta simples,que dava para uma rua comum. Era a porta por onde Allende entrava e saía, não como presidente,mas, como cidadão qualquer, sem cerimônia – um chileno comum. Essa era a porta que Allende preferia. Num ato cheio de significado, depois que o cadáver de Allende foi retirado pela porta da Rua Morand, o ditador Pinochet mandou lacrar aquela porta. Era uma tentativa de sufocar qualquer memória do regime democrático e da liberdade Chilena. Com seus soldados, canhões e serviço secreto, o ditador Pinochet manteve aquela porta fechada. Ele também manteve o povo do Chile preso e oprimido com sua mão de ferro. Cidadãos comuns foram presos e torturados. Outros desapareceram para nunca serem vistos pelos seus queridos. Todos que sofreram assim eram culpados da única falha de desejar e buscar a liberdade. Por quase trinta anos a porta da Rua Morand, número 80, permaneceu lacrada. Ninguém abriu. Ninguém passou por ela. Mesmo depois que aditadura de Pinochet acabou, as sombras de seu poder e o medo da sua influência continuaram a manter a porta da Rua Morand lacrada. Mas, numa Quinta feira, 11 de setembro de 2003, a porta da Rua Morand, 80, foi reaberta. Apesar de demorar 30 anos, a porta que simbolizava a liberdade de um país finalmente foi reaberta. E por ela passou o presidente do Chile, Ricardo Lagos, num ato carregado de sentido que dizia para o povo do Chile – “estamos livres novamente.” Livres da ditadura, livres da opressão, livres para escolher quem vai nos governar, livres para ir e vir. A liberdade é uma das qualidades mais preciosas para o ser humano. Revoluções e revoltas. As mais sangrentas batalhas e guerras da humanidade foram travadas para conquistar ou garantir a liberdade. Uma das poucas coisas pelas quais o ser humano é capaz de lutar e dara sua vida é conquistar ou defender sua liberdade. Cerca de 1940 anos antes da reabertura da porta na Rua Morand em Santiago, Chile, outra porta foi reaberta. Foi também um ato cheio de significado.Foi também um evento marcado pelo derramamento de sangue. Naquele local havia também uma porta fechada e lacrada. Naquela ocasião houve a preocupação de enterrar para sempre as esperanças de um povo. Naquele dia também, parecia que a liberdade havia acabado. Parecia que o inimigo ganhara a batalha final. Mas, não era assim. E a resposta não demorou trinta anos Apenas três dias. Esses três dias pareciam talvez como anos para o pequeno bando deseguidores. Para aqueles que viram seu líder brutalmente assassinado e enterrado,parecia que não havia mais chance, nem de sonhar. Mas, naquele primeiro dia da semana, as duas mulheres que foram ao túmulo cuidar do corpo de seu querido líder viram o lacre do túmulo quebrado, a porta aberta e encontraram um anjo poderoso, brilhando como um raio de sol, protegendo a porta aberta. Mateus 28:1-8 (NVI) Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu dos céus e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas tremeram de medo e ficaram como mortos. O anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui;ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia. Vão depressa e digam aos discípulos dele: Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão.” Se a reabertura da porta da Rua Morand simbolizou liberdade para o povo Chileno, muito mais a reabertura do túmulo de Jesus significa liberdade para o povo de Deus. Liberdade do medo da morte.Liberdade da condenação eterna.Libertação das correntes do pecado. Livramento da opressão do inimigo que quer nos destruir. A liberdade é talvez o presente mais precioso que Cristo nos deu.E é também um dos mais perigosos. A liberdade traz responsabilidade e conseqüências. A liberdade pode ser uma ponte para uma vida melhor.Ou pode ser uma ladeira escorregadia para a destruição. Se Augusto Pinochet, ou outro igualmente autoritário e dominador,quis esse se candidatar a presidente do Chile hoje, ele poderia. E, se o povo Chileno esquecer as lições do passado e resolver escolher outro líder como Pinochet, eles têm essa liberdade. E eles sofrerão as conseqüências das suas escolhas. Você já percebeu como a liberdade é ligada ao conhecimento? Sem conhecimento você não está livre para usar um computador.Sem conhecimento você não conhecerá a liberdade de dirigir um carro.Sem conhecimento o trabalhador vive escravizado, o analfabeto permanece na ignorância,e o ditador continua mandando no povo, que não sabe que ele pode ser derrotado. Mas, com conhecimento vem liberdade.Ninguém sabia disso melhor do que Jesus. João 8:31-32 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Com conhecimento vem liberdade. Com conhecimento que vem para nós por meio da Bíblia, nós estamos livres para escolher ser livres para a eternidade. Com o conhecimento que obtivemos por meio de pregações e aulas na igreja, podemos alcançar a verdadeira liberdade. Liberdade do pecado.Liberdade da condenação eterna.Liberdade para escolher viver no céu pela eternidade. E liberdade para decidir o que fazer com este conhecimento. Você está livre para ignorar as aulas e pregações, para desprezar material didático que a igreja e os irmãos fornecem e nunca mais olhar. Você pode escolher o esquecimento.Você pode se dedicar ao conhecimento doutras áreas da vida –contabilidade, computação, cursos de inglês, etc. ... Ou, você pode escolher fazer algo com esta liberdade que recebeu.Você pode decidir não deixar esse tesouro cair no esquecimento. Você pode decidir compartilhar aquilo que recebeu com outros.Você pode escolher encorajar outras pessoas a mudarem de vida como a sua foi mudada. Você pode decidir seguir adiante com seus estudos na Bíblia.Você pode aumentar e aprofundar seu conhecimento da Palavra de Deus.Você pode chamar outras pessoas a conhecerem também o verdadeiro caminho da liberdade. As decisões, as opções são suas. Mas, eu quero lhe encorajar – faça bom uso da liberdade que você recebeu. Aproveite bem o conhecimento que Deus lhe deu. Aproveite bem, porque há tantas outras pessoas lá fora cambaleando nas trevas da ignorância, presas pelas correntes do engano,acorrentados pela escravidão do pecado. Você foi agraciado com o conhecimento que traz liberdade. Aproveite bem este conhecimento e esta liberdade. Jesus valorizou tanto o conhecimento porque ele sabia do poder libertador que traz. Ele sabia que, uma vez que um povo soubesse como se libertar das correntes do pecado, da condenação eterna, do medo da morte, esse povo estaria livre para sempre. Foi por isso que Jesus enfatizou tanto o ensino. Porém, para você continuar livre, você tem que agir. João 8:31-32 Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Qual a condição fundamental para continuar na liberdade em Cristo? Você tem que permanecer na Palavra de Jesus.Você tem que praticar, viver aquilo que você aprendeu. Faça isso. Compartilhe o que você aprendeu com outros.Viva os ensinamentos de Jesus no seu dia a dia.Chame outras pessoas a seguirem a Jesus também. Fazendo isso você será um verdadeiro discípulo de Jesus, permanecerá livre da escravidão do pecado e ajudará outros a se tornarem livres para a eternidade. Tudo isso é nosso pela porta que Jesus abriu.Vamos passar por ela e nunca olhar para trás.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

¨MÃE : Árdua Responsabilidade ou Feliz Oportunidade ? ¨


?Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto?. do ventre o seu galardão." Salmos 127:3
I. AMOR DE MÃE
Hagar por seu filho: GÊNESIS 21:16 ! "E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou."
Mãe de Moisés: ÊXODO 2:3 ! "Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio."
Mãe de Samuel: I SAMUEL 2:19 ! "E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena, e de ano em ano lha trazia, quando com seu marido subia para oferecer o sacrifício anual."
Rispa pelos seus filhos: II SAMUEL 21:9-10 ! "E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o Senhor; e caíram estes sete juntamente; e foram mortos nos dias da sega, nos dias primeiros, no princípio da sega das cevadas. Então Rispa, filha de Aiá, tomou um pano de cilício, e estendeu-lho sobre uma penha, desde o princípio da sega até que a água do céu caiu sobre eles; e não deixou as aves do céu pousar sobre eles de dia, nem os animais do campo de noite."
As mães que Salomão julgou: I REIS 3:26 ! "Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o."
A mãe sumanita: II REIS 4:20 ! "E ele o tomou, e o levou à sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos até ao meio dia, e morreu."
Mãe Cananéia: MATEUS 15:22 ! "E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada."
Mãe de Jesus: JOÃO 19:25 ! "E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena."
Por mais que tenhamos várias provas de que o amor de uma mãe é imensurávelmente grandioso, devemos nos lembrar que mães são seres humanos fracos e sensíveis, prontos a caírem no erro ou cometer pecado, pois ainda habitamos nessa carne. Contudo devemos saber que Deus tem por nós um amor que excede todo sentimento, inclusive o amor de uma mãe pelo seu filho - ISAÍAS 49:15 ! "Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti." Devemos em primeiro lugar colocar o cuidado de nossos filhos nas mãos do Senhor, pois só Ele é perfeito e só Ele tem o puro e verdadeiro amor ! SALMOS 144:12 ! "Para que nossos filhos sejam como plantas crescidas na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas à moda de palácio;"
II. É DEVER DE PAIS E MÃES ORAR PELOS SEUS FILHOS
Abraão por Ismael: GÊNESIS 17:18 ! "E disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de teu rosto!"
Davi pela vida do seu filho: II SAMUEL 12:16 ! "E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrada sobre a terra."
Davi por Salomão: I CRÔNICAS 29:19 ! "E a Salomão, meu filho, dá um coração perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos, e os teus estatutos; e para fazer tudo, e para edificar este palácio que tenho preparado."
Jó por seus filhos: JÓ 1:5 ! "Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente."
O pai pelo filho endemoninhado: MATEUS 17:15 ! "Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água;"
A mãe siro-fenícia: MARCOS 7:26 ! "E esta mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio."
III. TAMBÉM DEVEM ORAR PELOS FILHOS QUE AINDA VIRÃO
Também é nosso dever orar pelos que ainda hão de vir, se essa for à vontade de Deus:
JUÍZES 13:8 ! "Então Manoá orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer."
I SAMUEL 1:27-28 ! "Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito. Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viverem, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor."
IV. OS PECADOS DOS PAIS AINDA HOJE SÃO VISITADOS NOS FILHOS?
ÊXODO 20:5 ! "Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam."
NÚMEROS 14:18 ! "O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração."
LEVÍTICOS 26:39 ! "E aqueles que entre vós ficarem se consumirão pela sua iniqüidade nas terras dos vossos inimigos, e pela iniqüidade de seus pais com eles se consumirão."
NÚMEROS 14:33 ! "E vossos filhos pastorearão neste deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto."
ISAÍAS 14:21 ! "Preparai a matança para os seus filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e nem possuam a terra, e encham a face do mundo de cidades."
JEREMIAS 32:18 ! "Tu que usas de benignidade com milhares, e retribuis a maldade dos pais ao seio dos filhos depois deles; o grande, o poderoso Deus cujo nome é o Senhor dos Exércitos;" Temos vários exemplos bíblicos que nos mostram que os pecados dos pais eram visitados nos filhos. Mas graças a Deus, hoje somos libertos da Lei pela graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que veio sobre a terra, cumpriu com toda a lei e nos livrou dessa pena. Atentemos a essa passagem:
JOÃO 9:1-3 ! "E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele às obras de Deus." Por essa passagem podemos ver que hoje vivendo na graça, não somos libertos somente da condenação do pecado, mas também de toda o peso que estava sobre nós, inclusive o de fazer nossos filhos pagar pelas conseqüências de nossos erros. Hoje nosso dever é de educar e levar nossos filhos a uma vida honrosa, e digna de ser chamada "herança do Senhor".
V. COMO CRIAR NOSSOS FILHOS
PROVÉRBIOS 22:6 ! "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
O caminho certo é ensinar aos nossos filhos que eles devem amar ao Senhor nosso Deus de todo o seu coração, de toda sua alma e todas as tuas forças.
DEUTERONÔMIO 6:4-7 - "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te."
Filhos são a maior riqueza que um casal pode adquirir durante a vida conjugal. Eles são herança do Senhor (SALMOS 127:3). O aproveitamento dessa herança é o resultado de como nós os ensinamos. A formação começa muito tempo antes deles nascerem. Começa com os avôs e bisavôs. Os pais que relaxaram e descuidaram da criação de seus filhos no temor do Senhor produzem filhos, netos e bisnetos que trazem tristezas e dores de coração, no presente e nas gerações vindouras. Temos vários exemplos de pais que erraram por serem tão tolerantes com seus filhos, tais como:
Ló - GÊNESIS 19:14 "Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros."
Eli - I SAMUEL 3:13 "Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis (abomináveis), não os repreendeu."
Samuel - I SAMUEL 8:3 "Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito."
Hagite (esposa de Davi) ! I REIS 1:6 "E nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim? E era ele (Adonias) também muito formoso de parecer; e Hagite o tivera depois de Absalão."
Resultados desastrosos - PROVÉRBIOS 29:15 - "A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe."
Mas também sabemos que se os pais criarem seus filhos no temor do Senhor, tem como recompensa, filhos, netos e bisnetos, que são sua alegria. Escrevendo a Timóteo, o apóstolo Paulo se lembrou da fé não fingida que habitou em sua avó Lóide, e em sua mãe Eunice ! 2 TIMÓTEO 1:5 - "Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti."
A felicidade de muitas pessoas e de muitas gerações, depende do modo em que criamos nossos filhos. Deus não mente. Ele falou para instruirmos nossos filhos no caminho em que devem andar e mesmo quando envelhecer não se desviaram dele (PROVÉRBIOS 22:6). Se os filhos não andarem no caminho certo é porque os pais falharam em algum ponto. Pode ser que não reconheçam que erraram, mas erraram. Deus não se pode culpar.
A máxima importância na formação de filhos é o testemunho dos pais, ambos, pai e mãe. Se os filhos enxergam a hipocrisia de ensinar uma coisa e viver outra, na vida e seus pais, a formação dos filhos será um desastre. Não devemos nos esquecer também que nós como pais exercemos uma influência muito forte sobre nossos filhos, e tanto elas podem ser:
* Influências Más:
II CRÔNICAS 22:3 ! "Também ele andou nos caminhos da casa de Acabe, porque sua mãe era sua conselheira, para proceder impiamente."
JEREMIAS 9:14 ! "Antes andaram após o propósito do seu próprio coração, e após os baalins, como lhes ensinaram os seus pais."
EZEQUIEL 20:18 ! "Mas disse eu a seus filhos no deserto: Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos."
AMÓS 2:4 ! "Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá, e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais."
MATEUS 14:8 ! "E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista."* Influências Boas:
II TIMÓTEO 1:5 ! "Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti."
I REIS 9:4 ! "E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,"
II CRÔNICAS 17:3 ! "E o Senhor era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins."
II CRÔNICAS 20:32 ! "E andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor".
PROVÉRBIOS 31:1 ! "Palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou a sua mãe."Evangelize seus filhos que não são salvos. Fale a eles, sempre, do amor de Deus que deu seu próprio Filho para morrer na cruz em nosso lugar. Explique a eles que ele recebeu nosso castigo, pois somos pecadores, mas para ser salvos, cada um tem que reconhecer que é pecador e aceitar Jesus como seu Salvador. Só assim podemos ir para o céu. Seus filhos precisam entender isso.
Na hora de corrigir ou disciplinar um filho, nem o pai, nem a mãe deve interferir com o outro. Quando há discórdia entre os pais, concernente a qualquer coisa, eles devem resolver seus problemas a sós, mesmo que seja a respeito de seus filhos. Se não for assim os filhos lhes desrespeitarão e tentarão jogar os pais um contra o outro.
Temos várias atividades que podemos e devemos usar na árdua e feliz tarefa de aprimorar sua "herança do Senhor".
1. DEVOCIONAIS EM FAMÍLIA.
JOSUÉ 24:15 ! "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor".
LUCAS 10:39 ! "E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra."O primeiro passo para colocar seus filhos no caminho do Senhor, é manter o costume de aprender de Deus a adora-Lo como uma família. Escolha uma hora que todos os membros da família estão reunidos e leiam a Bíblia juntos. Se nossos filhos tiverem menos de dez anos, é interessante lermos um pedaço e contarmos o outro da história bíblica. Devemos também ler e ensinar nossos filhos a decorarem versículos. Em qualquer história bíblica que lermos, tanto do Velho como do Novo Testamento, devemos explicar seu sentido para nossas vidas hoje e mostre o que Deus está nos ensinando. O devocional é importante para ajudar nossos filhos a vencerem os problemas que enfrentaram.
Devemos ficar atentas para os problemas, tentações e mudanças de atitudes que você nota ou que sente em seus filhos. Filhos podem desejar falar sobre algo que está o perturbando, mas o diabo o faz pensar que se falarem, seus pais vão brigar. Trate assuntos delicados com muito carinho para não impedir o diálogo e a confiança de seus filhos. Use histórias bíblicas que tratam de situações similares aos problemas dele (a) e mostre como Deus nos ensina a resolver tais problemas. NÃO explique a história de maneira que seu filho se sinta um objeto de uma "lição de moral". Também o ajude a aprender versículos como "Escondi tua palavra no meu coração para não pecar contra ti". (SALMOS 119:11)
Após a história devemos orar em alta voz, começando pelo mais novo. Logo que seu bebe começar a falar, ajude-o (a) a fazer orações pequenas como ! "Jesus, obrigado por mamãe e papai; OU Jesus, eu amo o Senhor; OU Jesus me perdoe por não obedecer minha mãe hoje." Quando a criança escuta todos confessando seus pecados ela vai entender que Deus deseja que a gente lhe obedeça e que Ele quer nos ajudar.
Também é necessário ensinar que além de pedir perdão a Deus, temos que pedir perdão à pessoa que ofendemos. E para sermos perdoados temos que perdoar aos outros. "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." ! MATEUS 6:14.15
2. COMO DEUS PERDOA
Adolescentes estão numa fase de vida em que começam fazer suas próprias decisões. É um período em que estão se tornando adultos fisicamente sem ter sempre a capacidade de se controlar em suas escolhas e emoções. Os erros por eles cometidos trazem grandes sentimentos de culpa. Confessam seus pecados que são muitas vezes os mesmos. É aí que satanás lhes surge a idéia que Deus não é tão bem quanto pensam. Depois de pedir perdão três ou quatro vezes pelo mesmo pecado, o diabo lhes insinua que Deus não pode perdoar tanto, ou mais do que isso, Deus não pode perdoar. Satanás engana para que o jovem não seja perdoado porque não pediu perdão. Por não ser perdoado o Espírito Santo se entristece e o peso da culpa do adolescente o desanima. É importante ensinar a nossos filhos, ainda que não tem se manifestado essa dúvida, que sabemos que Deus é justo em nos perdoar todas as vezes que confessarmos nossos pecados ! MATEUS 18:21,22 - "Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete."
Deus não apenas nos perdoa, mas quer ajudar-nos a vencer o pecado ! "Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência." II CORÍNTIOS 10:3-6
3. DEVOÇÕES PESOAIS
Assim que seu filho aprender ler, ensine-o como ter seu tempo de devocional sozinho com Deus. Ajude-o no começo, saber onde ler na Bíblia ! é mais proveitoso ler um livro na Bíblia até terminar do que ficar pulando aqui e acolá. Mostre a ele (a) o valor de ler Provérbios.
Jamais mande seu filho ler a Bíblia como uma forma de castigo. Explique a importância de orar: falar com Deus sobre sua própria vida, pedir direção, proteção e perdão. Orar pelos outros também .
4. DISCIPLINA
Quando falamos em disciplina, geralmente, mães ficam irritadas porque só pensam em castigo físico. Disciplinar significa guiar, orientar, ajudar nossos filhos a andarem no caminho da verdade para que sejam pessoas melhores a cada dia, decentes, amáveis, obedientes aos seus pais e agradáveis a Deus. Disciplina que só servem para mostrar os defeitos, as fraquezas e a incapacidade dos filhos é desastrosa, pois só servem para desanimar e desencorajar o menor. Boa disciplina serve para corrigir, edificar, desenvolver, e alegrar nossos filhos (SALMOS 144:12)
Isso também não significa que quando necessário, não devamos corrigir nossos filhos fisicamente. A Palavra de Deus nos oferece vários exemplos e deveres em corri-los dessa forma.
PROVÉRBIOS 22:15 ! "A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela."
PROVÉRBIOS 23:13 e 14 ! "Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno."Entretanto, uma surra deve ser administrada como último recurso, somente quando o pai ou a mãe estiver com a cabeça despreocupada e o coração cheio de amor. Sim , quando tal punição se faz necessária, deve haver controle emocional e físico adequado. E quando isso acontecer, tenha bom senso e assegure-se que a criança saiba que você está agindo em amor.
PROVÉRBIOS 19:18 ! "Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar."
COLOSSENSES 3:21 ! "Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo."
5. COMEÇAR CEDO
PROVÉRBIOS 13:24 ! "O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga."A formação da vida de seu filho, seus costumes e personalidade, começam no dia que nasce. Todo neném nasce com uma inteligência incrível, ele sabe que é só berrar e todo mundo vem correndo. Começa cedo com a instrução de seu filho. Com seis ou sete meses ele (a) já entende "Não, não pode!". Corrija seu filho enquanto há esperança ! (PROVÉRBIOS 19:18).
Por ensinar persistente e continuamente com firmeza e amor, a nossos filhos o obedecer desde pequenos, não haverá problemas graves com ele quando forem adolescentes e jovens. Não podemos permitir que nossos filhos usem de respostas malvadas, palavras injuriosas (xingar ou fazer pouco), palavrões, mentir, responder em voz alterada, estender a língua, ou reclamar. Devemos ajuda-los a ter consideração e ajudar as pessoas que possuem menos que ele ! PROVÉRBIOS 28:27 ? "O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições." e PROVÉRBIOS 17:5 ! "O que escarnece do pobre insulta ao seu Criador, o que se alegra da calamidade não ficará impune."
Filhos devem ser ensinados como respeitar e usar os móveis em sua casa e nas casas dos outros, e exigidos em praticarem o que for lhes ensinado. Devemos ensinar a nossos filhos que pixar muros (que é causar dano ao próximo), quebrar janelas, riscar carros, pixar banheiros públicos não é somente uma brincadeira de mau gosto, ou arte, mas que tudo isso é pecado, é crime - PROVÉRBIOS 20:11 ! "Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta."
Dentre outras coisas, também é de suma importância, ensinar a nossos filhos sobre honestidade. Devemos explicar a eles (a) o que é honestidade. Colar e dar cola na escola, por exemplo, é ser desonesto, é ser ladrão ou ajudar ladrão. Mentir contra as pessoas é ser desonesto. Jogos de azar, loterias, é desonesto, pois se baseiam no princípio de ganhar dos outros aquilo pelo qual não trabalhou. Em participar disso, você estará apoiando o roubo, a pobreza, e o nível baixo de vida - PROVÉRBIOS 17:20 ! "O perverso de coração jamais achará o bem; e o que tem a língua dobre vem a cair no mal."
6. BOAS MANEIRAS EM CORRIGIR
A filosofia do "grito e tapa" não convém a boa disciplina. Jamais devemos falar a nossos filhos palavras ameaçadoras horrorosas que farão impressões duradouras que nem você nem seus filhos (as) esquecerão, como por exemplo: "Vou te matar!", "Você é um diabinho!", "Seria melhor que você não tivesse nascido". Isso não é disciplina, é crueldade, crime, pecado, e provoca a ira dos filhos - EFÉSIOS 6:4 ! "E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." - GÁLATAS 6:8 e 9 ! "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque há seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido."
É muito melhor dar uma surra do que atormenta-los verbalmente:
PROVÉRBIOS 17:27 ! "O que possui o conhecimento guarda as suas palavras, e o homem de entendimento é de precioso espírito."
PROVÉRBIOS 18:21 ! "A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto."
EFÉSIOS 4:29 e 30 ! "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção."
PROVÉRBIOS 13:18 ! "Pobreza e afronta virão ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado."Corrigi-los na frente de outras pessoas, envergonhando-os, de maneira a se "aparecerem" como "mães que educam seus filhos", também não agrada a Deus. Tudo quanto fizermos, devemos fazer de coração, como ao Senhor e não aos homens. Não envergonhe seus filhos na frente de outras pessoas, e nem quando sozinho. Deus é amor. Ele corrige os que amam - HEBREUS 12:6 ! "Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho."
Em tempos de correção, nunca devemos falar coisas que podem causar dúvidas sobre a salvação de nossos filhos (as), se ele é salvo. Jamais devemos dizer que Deus não gosta da gente quando somos desobedientes, pois - ROMANOS 5:8 ! "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." Uma coisa é Deus não gostar do pecado da desobediência, outra bem diferente é Ele não gostar do filho desobediente.
7. A ESCOLHA DE AMIGOS
Todo mundo precisa de amigos. Nossos filhos devem ser amigáveis com todas as pessoas, mas deve ser mais próximos de pessoas que possuem altas qualidades de caráter, e tementes a Deus. Devemos ensinar nossos filhos a serem fortes no Senhor e não covardes para serem levados pelo mal - ROMANOS 12:21 – "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." - I CORÍNTIOS 15:33 – "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes."
Sempre devemos instruir nossos filhos a tomarem decisões DEPOIS de terem perguntado a si mesmos: "Que faria Jesus nesta situação?"
8. NOSSO ALVO – AGRADAR A DEUS Não é bom que demonstremos desapontamento ou decepção, seja lá o que for que nossos filhos fizerem. Antes de aconselha-los ou puni-los, devemos pedir a Deus que nos de sabedoria e calma para agir do modo que seja agradável e honroso a Ele. Devemos manter a confiança de nossos filhos de forma que eles sempre possam confiar em nós sem o perigo de violação. Assim serão seguros em contar-nos seus problemas.
É importante ensina-los a fazerem as coisas que agradam a Deus. Jesus foi abençoado por seu Pai porque Ele sempre obedeceu - JOAO 8:29 – "E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada."
Deus promete dar o que lhe pedirmos se fizermos o que lhe é agradável - I JOAO 3:22 – "E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista."
Nossos filhos devem entender que cada pessoa dará sua conta a Deus - ROMANOS 14:12 – "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus."
Impor regras para fazer com que seu filho agrade a Deus, não funciona. Lembrem-se que nós não estamos mais debaixo da lei – temos sido libertos da lei por Cristo. Estamos sob a lei do amor de Cristo, que é capaz de produzir muito mais em nós, que uma lista de regras. Princípios são importantes; regras sufocam – I JOÃO 5:3 – "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados."
9. COMBATER O ORGULHO E COBIÇA
Orgulho - Evitemos fazer o aquilo que leva nossos filhos a pensarem que são melhores ou mais inteligentes que os outros – I CORÍNTIOS 4:7 – "Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?"
Combata incessantemente o orgulho em família:
PROVÉRBIOS 29:23 – "A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito." PROVÉRBIOS 16:18 – "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda."
MATEUS 23:12 – "E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado."
Cobiça - Desejar os que os outros tem é cobiça, principalmente quando não é necessário se ter. Na vida real, quando forem adultos não será possível ter o que o salário não pode comprar. Acostumados a terem tudo que os outros tem, sem a possibilidade de tê-los, seu coração encherá de amargura, ou se escravizará em débitos. I TIMÓTEO 6:10 – "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." PROVÉRBIOS 1:19 – "São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem."
FILIPENSES 4:11 – "Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho."
I TIMÓTEO 6:6 – "Mas é grande ganho a piedade com contentamento."
10. O DIA DO SENHOR
Devemos ensinar nossos filhos a respeitarem o dia do Senhor (domingo). A Bíblia fala que quem não congregar com o povo de Deus no Dia do Senhor está pisando o sangue de Jesus - HEBREUS 10:25-31 – "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo."
A não ser por doença, não podemos permitir que nossos filhos faltem nos cultos. Pais que são salvos tem responsabilidades perante Deus. Devemos ensinar nossas crianças a respeitarem a casa do Senhor e os cultos, a terem reverencia, a amar seu pastor e os outros membros da Igreja, também evitar murmurações e críticas contra os mesmos. Ensina-los também a amar a Igreja porque Cristo a amou e morreu por ela. Ensina-los a serem fieis em sustentar o trabalho do Senhor com suas ofertas, são ensinamentos básicos para uma vida frutífera:
MALAQUIAS 3:8-12 – " Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos." PROVÉRBIOS 3:9-10 – "Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; "E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares."
GÁLATAS 6:6 – "E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui."
11. DESENVOLVENDO TALENTOS
Dê tempo a seus filhos em todas as idades. Nós devemos mostrar interesse nos estudos e atividades de nosso filhos, ajudando-lhes a descobrirem qual suas aptidões e talentos naturais. Jamais devemos mostrar desinteresse ou desprezo por aquilo nosso filho tem prazer em nos mostrar. Ao invés disso, devemos elogia-lo a parabenizá-lo. Nenhum filho deve ser comparado com seu irmão ou irmã, ou com outra pessoa. Deus fez cada um diferente.
É de suma importância que gastemos tempo com nossos filhos. O pai ou a mãe que está sempre ocupado (a) demais para seus filhos, é porque está ocupado (a) demais para amar.
12. APRENDER A TRABALHAR
Nossos filhos precisam aprender a trabalhar. Não faça o que ele (a) deve fazer. Filhos precisam aprender assumir responsabilidades cedo na vida. Podem começar ajudando as mães em casa nos serviços domésticos. Devemos ensinar nossos filhos, que eles devem fazer tais tarefas como se estivesse fazendo ao Senhor - COLOSSENSES 3:23 – "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens."
Não podemos permitir que opiniões de amigos e inimigos estraguem nossos filhos. A Bíblia ensina que trabalhar é honroso e é o plano de Deus:
I TESSALONICENSES 4:11-12 – "E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado; Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma." II TESSALONICENSES 3:10 – "Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também."
II TESSALONICENSES 3:11-13 – "Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão. E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem."
Filhos que não aprendem a trabalhar cedo na vida, acostumam-se a serem preguiçosos irresponsáveis, e no futuro vão depender de seus pais, ou do governo, ou da sociedade para seu sustento - PROVÉRBIOS 19:15, 24 – "A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome. O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e não tem disposição nem de torná-la à sua boca."
13. ESCOLHA DE PROFISSÃO
Nós mães e pais devemos reservar o direito de escolher o trabalho ou carreira de seus filhos. Eu conheço pessoas que pressionam seus filhos por dizerem - "Seja alguém na vida!", com isso querem dizer, ser médico, advogado, engenheiro ou outro profissional que ganha muito dinheiro e ao mesmo tempo destaca-se como alguém importante. Todo trabalho é honesto e honroso.
SALMOS 40:8 – "Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração." O importante para nossos filhos é a vontade de Deus para suas vidas - SALMOS 37:3-7 – "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos." Precisamos prestar muita atenção ao que Deus quer de nossos Filhos: - MIQUÉIAS 6:8 – "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?"
Devemos nos interessar pelo caráter de nossos filhos e não em seu bem estar monetário.
I TIMÓTEO 6:6-12 – "Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas." HEBREUS 13:5-6 – "Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem."
PROVÉRBIOS 15:16 – "Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação."
14. CASAMENTO
Pureza de vida é a melhor preparação para um bom casamento, devemos ensinar isso a nossos filhos. Nossos filhos têm que aprender a orar a Deus desde pequenos, para que Deus prepare uma pessoa especial pra se casar. Para ter um lar feliz, é de vital importância chegar ao casamento com uma vida pura. As normas de Deus não mudam, afinal de contas é ele que tira ou dá a felicidade. Nossos filhos devem ouvir o que Deus diz e não a orientação do mundo. Manter uma vida pura só é possível quando nossos filhos (as) proporem em seus corações de não se contaminarem com a imoralidade. Deus acata tal decisão, e protege, como fez na vida de Daniel. - DANIEL 1:8 – "E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar."
15. NÃO É TARDE DEMAIS
"Eu falhei em disciplinar meus filhos, agora parece que é tarde demais. O que devo fazer?"
Primeiro é importante você saber que não é tarde demais, se você tem convicção de sua responsabilidade. Segundo chame seus filhos e explique a eles em palavras simples e sinceras que você chegou a entender que tem falhado em ensinar-lhes como Deus queria. Peça-lhes perdão. Explica-lhes que agora você entende o que deve fazer para o bem deles e que desde agora você quer agradar a Deus na maneira de educa-los.
Sempre procure as respostas para tudo na Bíblia, porque elas se encontram lá. Deus quer ser seu refúgio; confie nEle - NAUM 1:7 – "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele." ( Leia SALMOS 46)
Seus filhos crescem rapidamente se falhar na formação deles não haverá outra chance. Que Deus nos ajude a criar nossos filhos para a honra e glória dEle.
O título do nosso estudo nos faz pensar se ser mãe é uma árdua responsabilidade, ou uma feliz oportunidade. Ao final dele, entendemos que as duas opções são válidas, porém:
* Se você criar seus filhos como o mundo, segundo os conselhos do mundo, com certeza você terá uma árdua responsabilidade, pois "...não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." TIAGO 4:4eROMANOS 3:19 – "Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estai debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus." * Mas, se você criar seus filhos segundo a palavra de Deus, usando sua Bíblia como sua principal ferramenta, você regozijará uma feliz oportunidade, pois é na palavra de Deus que encontramos a luz – SALMOS 119:130 – "A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos simples." - SALMOS 27:1 - "O Senhor é a minha luz e salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?" – SALMOS 97:11 "A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração."
Mães: "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo." (COLOSSENSES 2:8), antes faça como Noé fez – "Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." (HEBREUS 11:7)
"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." JOÃO 8:12
Autora: Irmã Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos ibicatanduva@terra.com.br Visite: Primeira Igreja Batista Independente em Catanduva Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

CUIDANDO DAS NOSSAS CRIANÇAS

Cuidar de filhos no mundo moderno não é uma tarefa fácil. Ao contrário de poucas décadas atrás, as opções de "desencaminhamento" hoje são infinitas: games extremamente violentos, salas de bate-papo, TV a cabo, novas modalidades de drogas, programas de televisão que privilegiam a homossexualidade, a rebeldia e o espiritismo. Devemos admitir que esta invasão era impensada a 30 anos atrás, quando o jogo mais violento do Atari era Riveraid, a TV ainda mostrava programas infantis completamente ingênuos e droga no imaginário infantil era algo que se dizia quando se errava uma questão na prova de matemática. Os tempos mudaram. Os traficantes hoje "atendem" os "clientes" dentro das escolas. O que fazer? O que diz a Bíblia? É óbvio que o Todo-Poderoso não nos deixaria sem respostas para uma questão tão crucial, afinal, quem mais entende de criar filhos do que Ele?
PEQUENO MANUAL BÍBLICO PARA CRIAÇÃO DE FILHOS
1. Não espere sua criança crescer para lhe ensinar o que é certo ou errado. Esse é um dos erros mais comuns cometidos atualmente. Muitos pais dão toda liberdade possível para seus filhos em fase de crescimento com medo de contrariá-los e, de repente, causar-lhes alguma espécie de trauma. Esquecem que a educação principal é exatamente a base que se recebe em casa, e não na escola. A primeira orientação vem de PROVÉRBIOS 22.6.
2. Não deixe seu filho desenvolver uma linguagem vergonhosa. Isso é mais comum do que parece. Há pais que inclusive incentivam seus filhos, principalmente meninos, a fazerem uso de palavras de baixo calão, e ainda acham graça disso, como se isso fosse sinal de inteligência e personalidade. Leia COLOSSENSES 3.8.
3. Não permita que seus filhos vejam Deus como "mais uma preocupação?. Essa herança deveríamos receber dos judeus. Deus é o assunto mais sério que existe no universo. Ensine isso a seus filhos. Desenvolva nele reverência e temor pelo Criador do Universo. Você não vai se arrepender. Veja DEUTERONÔMIO 6.4-7.
4. Não encubra erros. Definitivamente essa tem sido a causa de muitas prisões e condenações em nossos dias. As crianças que são acostumadas a terem seus erros encobertos perdem a noção do que é certo ou errado logo cedo. Em pouco tempo não vai ter problemas em cometer delitos. A Bíblia é clara nesse sentido: PROVÉRBIOS 29.15.
5. Não abuse de sua autoridade. Há pais que se valem de sua posição para, gratuitamente, perturbar ou humilhar seus filhos. Deus não aprova essa atitude. EFÉSIOS 6.4.
6. Fale de Deus e de suas maravilhas. Observe o que diz o salmista: "Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que fez." SALMOS 78.4. Não prive sua família dos maravilhosos feitos de Deus. É importante que todos tenham conhecimento de suas obras, de sua glória, majestade e vontade.
7. Cuide de seus frutos. Filhos são bênçãos do Senhor. Mas estão sob sua responsabilidade. É como se fossem seus frutos. Corrigi-los não quer dizer maltratá-los, pelo contrário, quer dizer amá-los (HEBREUS 12.6-8), por isso não devemos abrir mão dessas responsabilidades e delegá-la a outros (professores, babás, etc.). Deus entregou bênçãos em nossas mãos, e é nosso dever cuidar delas com todo o empenho. E isso envolve disciplina (PROVÉRBIOS 13.24; 19.18; 23.13).

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O JOVEM RICO - Mt 19:16-22

Certa vez, um jovem rico aproximou-se de Jesus para perguntar-lhe: “Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna?” E logo após um pequeno diálogo, Jesus lhe respondeu: “se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem, e segue-me”. O jovem, tendo “ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades” (Mt 19.16-22).Uma das coisas que todo cristão precisa conhecer é a bondade de Deus! Ele é amor e tem sempre o melhor para nós. Por isso, quando nos dirigimos ao Senhor para conhecer a sua vontade, devemos ter sempre um coração aberto, que está disposto, acima de tudo, a ser transformado. De que adianta perguntarmos a Deus sobre a sua vontade, como fez o jovem rico, se não estamos dispostos a cumpri-la? Vamos dar apenas uma de curiosos, como muitos fazem hoje ao participarem daquelas “rodinhas de discussão” sobre temas bíblicos? Nem sempre o caminho de Deus é o mais fácil para nós – isto é, para a nossa carne. Mas sempre o caminho de Deus será o melhor caminho. Lembre-se: a vontade de Deus é“boa, agradável e perfeita” (Rm 12.2). No evangelho de Marcos, no entanto, vemos que o jovem rico ficou “contrariado” com as palavras de Jesus e foi embora (Mc 10.21).Às vezes me pergunto se estou realmente disposto a cumprir a palavra de Deus na sua totalidade, ou se apenas cumpro aquilo que me agrada, ou o que é mais fácil, ou aquilo que eu “sinto” de cumprir. Será que já me retirei da presença de Deus por não estar disposto a abrir mão de minha vontade? Será que eu já disse: “hoje não, Senhor; talvez amanhã”? O apóstolo Paulo ensinou: “pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade” (2 Tm 4.3-4, NTLH).Será que o jovem rico deu-se conta da sua escolha? Ele abriu mão do tesouro celestial em troca de um pequeno tesouro material. Por causa disso, ele jamais conseguiria seguira Jesus, pois este fez justamente o contrário em sua vida aqui na terra.Quando “começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado”, o que Pedro fez? Chamou Jesus à parte e “começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor;isso de modo algum te acontecerá” (Mt 16.21-22).Note que Jesus lhes havia dito que o seu sofrimento era“necessário”. Mas Pedro quis que Jesus tivesse pena de si mesmo, que pensasse em si próprio e não nos outros. Afinal, por que Ele tinha que passar por aquele sofrimento todo, morrendo pelos pecados dos outros? Não precisava ser assim, pensava Pedro. E o que Jesus lhe respondeu: “Arreda! Satanás; tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das cousas de Deus, e, sim, das dos homens” (v.23). É interessante observar que este mesmo Pedro, um pouco antes disso, tinha tido uma revelação sobre a pessoa de Jesus. Ele havia dito: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v.16).Isso mostra que muitos de nós, vira e mexe, caímos no erro de preservar a nossa vida neste mundo. Jesus ensinou que “se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida, perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo, preservá-la-á para a vida eterna” (Jo 12.24-25). Depois, Ele complementa: “agora está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora” (v.27).O diabo se especializou em investir no egoísmo humano. Só que aos olhos de Jesus, que enxergava o propósito do Pai, o diabo era uma pedra de tropeço no seu caminho. É bom lembrar que Pedro também agiu assim quando lhe perguntaram, após a prisão de Jesus, se ele era seu seguidor. Neste caso, a única diferença foi que, entre Jesus e ele, Pedro preservou a si próprio, negando o Senhor, pois ele era carnal. Paulo disse que nos últimos dias “os homens serão egoístas” (2 Tm 3.1-2).Deus nunca enfatizou o amor próprio em sua palavra. Pelo contrário, a Bíblia nos ensina que devemos amar a Deus e ao nosso próximo,assim como Cristo nos amou. Ele não veio ser servido, mas servir. A auto preservação é um empecilho para o nosso crescimento espiritual. Jesus disse:“quem quiser preservar a sua vida, perdê-la-á; e quem a perder, de fato a salvará” (Lc 17.33). Quantas vezes damos mais valor a nós mesmos do a Deus e aos outros?Em outra ocasião, a palavra de Deus nos mostra que Jesus foi “levado pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mt 4.1).Por que motivo o Espírito de Deus, que só queria o bem de Jesus, levou o Senhor ao deserto, a um lugar tão difícil e solitário? O que significa o deserto? O deserto representa a escassez material, nunca a espiritual. Quando Jesus teve fome, o tentador, oportunamente, aproximou-se para sugerir que Jesus transformasse pedras em pães. Só que neste momento, Jesus lembrou-se de uma advertência divina que já havia sido dada ao povo de Israel: “recordar-te-ás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor” (Dt 8.2-3).Jesus, ao contrário do povo de Israel, foi fiel a Deus. Ele entendeu que aquele momento era de provação. Ele não podia usar o seu poder para fugir daquela luta,transformando as pedras em pães. Deus o havia levado àquele lugar e não odiabo. Ele precisava aprender a deixar o Espírito dominar a sua carne, pois isso era algo imprescindível para o sucesso do seu ministério. Assim, naquele dia com Pedro, Ele pôde resistir à idéia de fugir da cruz. O tentador estava no seu caminho, como pedra de tropeço, mas Jesus ficou firme. Não podemos fazer da nossa vida o que o jovem rico fez, pois “que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mt 16.24-26). Nunca fique contrariado com a palavra de Deus, nem fuja dela quando Deus vem falar com você. Troque os seus tesouros nesta terra por um tesouro no céu. Depois, siga a Jesus.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O LAR SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

"O lar segundo o coração de Deus"
Embora o casamento tenha sido produzido no céu, o sucesso dele depende de nós, aqui na terra. É necessário um grande esforço por parte do marido e da esposa para que se possa apreciar o total potencial de felicidade contidos nos laços do matrimônio. Ambos devem estar conscientes de seu relacionamento diante de Deus, e desejosos de realizar aquilo que Deus quer que façam. Quando cada conjugue se mantém submisso a Seu plano, através do diligente esforço e cooperação mútua, o casamento pode trazer um pouquinho do céu na terra.
Reconhecendo a responsabilidade existente tanto na esposa quanto no esposo, estudaremos hoje a parte que nos compete neste assunto. Falaremos o que nós mulheres podemos fazer para transformar nossa casa, em um verdadeiro lar, conforme o desejo de nossa Pai Celestial.
Submissão da mulher
Efésios 5:22-24, nos diz:
"Vós, mulheres, sujeitai-vos ( submissão), a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça, como também Cristo é a cabeça da Igreja, sendo Ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos."I Coríntios 11:3, nos diz:
"Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça de toda mulher e Deus a cabeça de Cristo. "A palavra "cabeça" , que aparece nos dois versículos acima, certamente não transmite qualquer idéia de superioridade do homem sobre a mulher em qualidade pessoal, ser, ou natureza moral. Também não ensina que o homem seja superior à mulher como pessoa aos olhos de Deus. Pelo contrário, o foco da passagem está na função, dizendo respeito aos papéis no relacionamento entre homem e mulher; não indicando superioridade ou inferioridade. Se fosse assim quando o apóstolo Paulo disse que o cabeça de Cristo é Deus, estaria dizendo que Deus é superior a Cristo; o que sabemos não ser verdade. Eles são um, como vemos em João 10:30. A liderança de um homem sobre uma mulher na Bíblia tem relação com a autoridade funcional. Como necessidade prática para a disposição bem sucedida das questões humanas. O Senhor ordenou que a mulher seja submissa à autoridade do marido.
Dentre outras razões, em I Timóteo 2:13-14, vemos um exemplo pela qual Deus deu tal ordem:
"Porque primeiro foi formado Adão e depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher sendo enganada, caiu em transgressão." ( I Timóteo 2:13-14)O homem foi criado primeiro, depois a mulher. Como ser humano original, a ele foi outorgada a posição de liderança . Assim também foi Eva engana, e não Adão. Porém Eva estava, e portanto a mulher está, sob a autoridade do homem, e ambos sob autoridade de Deus.
Veja I Coríntios 11:11-12:
" Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus."A ordem funcional existente entre marido e esposa tem um belo exemplo no relacionamento de Cristo com o Pai. Jesus disse: "o Pai é maior do que eu" (João 14:28). Ele também declarou: "Eu e o Pai somos um" (João 10:30). Mesmo que a esposa seja submissa ao marido, os dois são, todavia, "uma só carne".
O apóstolo Paulo indicou em Efésios 5:22, que esposas, ao se submeterem a seus maridos, devem fazê-lo "como ao Senhor"; como sendo um ato de obediência ao próprio Senhor. A esposa deve ver a submissão sob esta luz, pois desta maneira fica muito mais fácil para ela realizar o que é correto. Quando você perceber que está se sujeitando a seu marido "como ao Senhor", isto faz toda a diferença do mundo.
Assim como a Igreja deve estar em submissão ao Senhor, sua cabeça, as Escrituras ordenam que a esposa admita a liderança e submeta-se à autoridade do marido. Ela deve reconhecer sua liderança.
Não é necessário que isso se torne um problema. Absolutamente. Na verdade, fica fácil quando o marido faz a sua parte seguindo o exemplo dado em Efésios 5:25, amando sua esposa "como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela". Se o marido zelar e dar-se pela esposa como Cristo o fez, de maneira sacrificial e abnegada, ela não precisará ter qualquer receio em colocar-se em submissão a ele. Pelo contrário, terá a maior alegria em aceitar o papel designado a ela por Deus. Se ambos, marido e esposa, reconheceram e aceitarem a ordem divina, formaram um lar de transbordante alegria, agradável ao Senhor. O marido aceitará e assegurará uma autoridade com amor e a esposa se submeterá alegremente, conforme o intuito de Deus.
Veja o que Deus diz aos maridos:
"Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações." (I Pedro 3:7)
Comprometimento para a vida toda
Do dia do casamento em diante, na verdade, muito antes dele acontecer, o noivo e a noiva devem ter plena consciência da permanência dos laços do casamento. Devem ambos desejar honrar as exigências de um relacionamento para a vida toda. O próprio Senhor Jesus ensinou isso em Marcos 10:6-9, onde diz:
"Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso, deixará o homem a seu pai e sua mãe, e unir-se-á a sua mulher; E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem." (Marcos 10:6-9)O próprio fato do casamento trazer este compromisso exige que façamos o melhor possível para fazê-lo funcionar bem e assegurar felicidade e satisfação plena aos envolvidos. Seria um tremendo desperdício duas pessoas passarem pela vida num relacionamento sem amor! Simplesmente tolerar um ao outro, conviver apenas por causa dos filhos não foi o que Deus pretendeu para o casamento. Ele não foi originado como penalidade, ou como alguns o vêem, uma "sentença de vida". É para toda a vida, com certeza, mas é algo para se aproveitar, não "suportar". Um casamento bem sucedido não acontece simplesmente. Ele exige uma devoção abnegada tanto por parte do marido como da esposa.
Nunca se esqueça de que nenhuma esposa deve estar tão ocupada ou interessada em sua vida social (trabalho, filhos, nem mesmo a igreja) que falhe em manter sua casa arrumada e limpa, em demonstrar interesse no trabalho do marido ou em ser amável e afetuosa. A esposa que muda de planos para atender ao marido está fazendo sua parte no "adocicar" do relacionamento. Sim, os casamentos são instituídos no céu, mas o trabalho de manutenção deles depende de nós!
Disciplina financeira
O marido e a esposa deve exercer uma mútua autodisciplina na área financeira. Devem ser abertos e honestos ao analisarem suas necessidades e vontades; discutindo calma e livremente as despesas propostas. Devem evitar pressionar indevidamente um ao outro insistindo em aquisições desnecessárias que irão levá-los ao sofrimento. Sobretudo, orem sinceramente e peçam orientação e direção do Senhor.
Assim, tendo isso em mente, peça a Deus que os ajude a demonstrar um controle apropriado na área de finanças da família. Lembre-se, como Jesus nos disse, "... a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui" (Lucas 12:15). Tenha cuidado em obedecer a admoestação bíblica de "...contentai-vos com as coisas que tendes." (Hebreus 13:5)
Seu comportamento
"Semelhantemente, vós mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra; Pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavras. O enfeite dela não seja exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus." (I Pedro 3:1,3,4). O apóstolo Pedro, não estava dizendo que a mulher não deva se arrumar, cuidar de si, mas o ponto mais importante do que a atraente aparência física, exterior da esposa é a sua beleza espiritual interior. Esta deve ser a coroa da atração e não deve ser ofuscada por adornos externos.
A qualidade interior da alma deve ser o adorno da mulher cristã, mais do que a beleza exterior física ou material. Sua característica marcante deve ser sua natureza interior. Sua beleza física, mesmo que muito atraente, deve tornar-se opaca quando comparada a sua beleza espiritual.
Comunicação
É de suma importância a comunicação em seu lar. Começando pelos eventos do dia-a-dia.
Depois passando para seus sentimentos. Essa é a área do compartilhar. É a hora em que o marido e ou a esposa ousam se abrir, como a ninguém mais, na expressão de suas emoções: seus temores, suas alegrias, suas fraquezas e necessidades. Nesse ponto a confiança é de suma importância. Cada um deve ter a confiança do sigilo em relação ao que é falado. Também deve ter certeza de que haverá interesse genuíno, consideração e uma reação compreensiva ao que dirão um ao outro.
Infelizmente, por mais que lutamos contra isso, virão os tempos de conflitos, e o que fazer ! Ou, como agir ! Sábios são os casais que conseguem discutir seus problemas de maneira calma, controlada e aberta. A conservação de um bom casamento, entretanto, requer uma discussão razoável e de mente aberta sobre as diferenças, disposição em ser o menos importante, e desejo de fazer concessões em amor. Através da comunicação inteligente e do respeito pelas convicções e sentimentos da outra pessoa, o problema pode ser livremente discutido e resolvido, se é que havia um !!!!!
Irmã, nós devemos reconhecer a igualdade para a mulher, não só em sua criação e salvação, mas também em sua responsabilidade em obedecer a Deus. Ambos, homem e mulher, tem a responsabilidade de fazer a vontade do Senhor, e ambos sofrem as conseqüências de Seu julgamento pela falha em não fazê-lo.
Nunca se esqueça que ao homem foi dada a posição central, à nós a posição de suporte. Dele era, e é, a necessidade; nossa é o chamado para suprir essa necessidade. Nós somos as companheiras e auxiliadoras de nossos maridos. E juntos devemos honrar e obedecer ao Senhor.


O esboço deste Estudo foi por mim elaborado e apresentado na Primeira Igreja Batista Independente em Catanduva, interior de São Paulo, para as senhoras da mesma, tendo como base no livro "Como fazer de sua Casa um Lar", de Richard W. De Haan da Editora Imprensa Batista Regular. O conteúdo das argumentações foram extraídas do livro, com acréscimos de argumentos de minha própria autoria, assim como outras referências bíblicas, a fim de melhor adaptar o conteúdo do livro à forma de Palestra. 2003
Autora: Irmã Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos ibicatanduva@terra.com.br Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

UMA COROA INESTIMÁVEL

Uma Coroa Inestimável
Elizabeth J. Langley? A mulher virtuosa é a coroa do seu marido? (Pv 12.4)
?Quais são seus planos para o futuro?? É uma pergunta que se costuma fazer àquele que está no último ano do colégio. Talvez estes que estão indagando esperem uma resposta usual como: enfermeira, advogada, professora, economista, ou jornalista. Porém, muitos não estão esperando a resposta: !Quero ser uma mulher virtuosa - uma coroa para meu marido?. Uns dão uns piscar de olhos, um !Oh! Isso é interessante?? e, uma repentina mudança de assunto. Essas são reações freqüentes a tal resposta. Na sociedade de hoje, uma jovem que deseja ser aquela esposa virtuosa, exemplificada no livro de Provérbios trinta e um como em outras passagens na Bíblia, é freqüentemente considerada peculiar, e, até mesmo sem nenhumas aspirações. Com oportunidades incontáveis abertos às recém-formadas, por que uma jovem escolheria a profissão de esposa? Mas, na realidade, uma mulher virtuosa, a coroa do seu marido, tem uma carreira cheia e recompensadora que oferece à candidata o manual perfeito de sabedoria, numerosas carreiras somadas em uma só, e com um salário de valor incalculável.
Para o sucesso nesta ocupação, a mulher achará seu guia indefectível na Palavra de Deus. Aqui estão os preceitos, os exemplos e a sabedoria que levá-la-ão a ser uma mulher virtuosa. Da instituição do matrimônio até o desempenhar de todos os seus deveres, a Bíblia tem todas as respostas. Ela começa com a criação de Eva e a sua posição de cuidar do marido e da família. Ela continua com os exemplos de esposas virtuosas como Sara, Rebeca, Raquel, etc., e inclui as verdades de Provérbios trinta e um com as características de uma mulher virtuosa. A Bíblia continua na epístola aos Efésios cinco onde Paulo graciosamente compara a união de um homem e uma mulher com a união preciosa de Cristo e Sua igreja. Pela Bíblia adentro, a esposa achará mandamentos e exortações de como conduzir uma vida piedosa e trazer a mais verdadeira felicidade para seu lar. A sociedade não pode ensinar ninguém a florir a verdadeira felicidade no lar; pois seu exemplo de luxúria e ênfase no avanço egocêntrico trará qualquer casa à ruína. Realmente, quando Eva deu ouvidos ao conselho do diabo e tomou do fruto proibido, ela foi conduzida ao pecado e sofrimento, juntamente com o seu marido (Gn 3.1-7). A Bíblia é o único guia verdadeiro de sabedoria completa e instruções para uma esposa.
Como é instruído na Bíblia, o papel da mulher virtuosa é ser uma ajudadora idônea do seu marido. !E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele?, (Gn 2.18). Em primeiro lugar, o papel da mulher virtuosa como uma ajudadora idônea é pela sua submissão. Depois da queda no pecado, Deus deu essa responsabilidade à mulher. !E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará?, (Gn 3.16). Esta é a exortação predominante das Escrituras para as esposas. Na analogia de Paulo sobre o teor do relacionamento Cristo-igreja e o relacionamento marido-esposa em Efésios cinco, as exortações finais são: !e a mulher reverencie o marido?, (v. 33). O alvo da esposa é sempre agradar o seu marido em primeiro lugar. O que ele deseja deve ser o desejo dela; o que ele manda deve ser o dever dela. Pedro, na sua epístola, vai ainda mais longe ao dizer que mesmo se um marido não está tratando a sua esposa como deve, a sua esposa ainda deve submissão a ele. !Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra?, (I Pd 3.1). Quando uma esposa aprende a honrar o seu marido como deve, não só vai ser recompensada com as bênçãos de Cristo, mas ela também terá o amor e o cuidado do seu marido.
Provérbios capítulo trinta-e-um nos dá uma das mais belas listas que uma mulher virtuosa tem no seu papel para com o seu marido. Ela é fidedigna (11), diligente (27), culinária sábia (14), gentil nas suas palavras (26), humilde (30), espiritualmente forte (25); ela exalta o seu marido (23), provê as necessidades da sua família (21) e disciplina os seus filhos (28). Realmente, a sua tarefa é grande e variada! A mulher virtuosa tem muitas responsabilidades: é de sua responsabilidade verificar se há uma refeição boa na mesa a confirmar se as roupas estão limpas, do treinamento de seus filhos à responsabilidade de manter o lar funcionando suavemente e se esforçando para satisfazer o seu marido e, ainda, reforçar a si mesmo a permanecer humilde. Ao agir desta maneira ela mostra o seu amor pelo seu marido, e ela pode ser assegurada de que !O coração do seu marido está nela confiado?, (Pv. 31.11). O seu amor não só se manifesta com um sussurrado !eu te amo?, mas, como exemplificado em Provérbios trinta-e-um, se declara pela sua obediência a ele e nas suas ações para agradá-lo. Ela está disposta a sacrificar a si mesmo para trazer felicidade a ele. Ela não é irritante (Pv 19.13b; 21.19) ou contenciosa (Pv 27.15); ao invés, ela reconhece os desejos do seu marido e busca agradá-lo nestas áreas. Por ela desejar honrá-lo através da sua virtuosidade, !seu marido ... a louva? (Pv 31.28). Que benção maior pode uma esposa desejar de ter um marido feliz que a ama e deseja o melhor para ela!
Com tais realizações e virtudes, quais outras qualificações se deve ter para se tornar uma esposa? Para se conseguir uma das melhores carreiras, é exigido diploma universitário. Para se conseguir tal diploma é esperado: estudar livros didáticos, assistir a horas de aulas e fazer provas. Porém, para ser uma esposa, são necessárias horas de aprendizagem na casa dos pais. Ela tem que aperfeiçoar as habilidades de cozinhar, de lavar e de passar roupa, de fazer faxina, de efetuar as compras semanais, e de orçar (Robo). Ela não só precisa dessas capacidades domésticas como também ela tem que cuidar das suas virtudes. A diligência, a paciência, a humildade, a generosidade, a sabedoria, e a submissão (Robo) é o que se espera de uma esposa exemplar. Essas tarefas e qualidades podem ser aprendidas da mãe e das amigas amorosas e maduras da igreja. Andando junto a Cristo e se disciplinando a aprender enquanto está em casa, é o modo mais vantajoso para se preparar para o futuro como uma esposa. A perfeição não será conseguida nem será esperada, mas uma mulher que busca ser uma coroa para seu marido, se esforçará para provar que seus talentos e as suas virtudes serão aptos para enfrentar os rigores para ser uma boa esposa.
Qual seria o salário dessa esposa que consegue fazer essas tarefas e assimilar tais virtudes para com o seu lar e marido? Se fossem somar os holerites anuais de cada uma das profissões que essa esposa tem que preencher (de ser de conselheira a uma faxineira), a soma do valor dela seria surpreendente. Seria mais de dois milhões de reais por ano (Robo) - e isso só do ponto de vista financeiro! Pense em todo o esforço e amor que é investido diariamente para submeter e estimar seu abençoado marido. Mas, a esposa não recebe um salário semanal, mensal, ou até mesmo anual em dinheiro vivo. Não se vê ela patrocinando os Shoppings com dois milhões de reais para gastar anualmente nos seus deleites. De outra forma, o salário dela é muito mais, e, na verdade, é incalculável. Como pode o dinheiro ser comparado com o amor derramado nela pelo seu agradecido marido - aquele amor que é tão grande quanto o amor de Cristo para a Sua igreja (?Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela?, Ef 5.25)!
Matrimônio é uma das mais preciosas instituições de relacionamento que Deus consagrou. O desejo de ser uma esposa não é o de almejar uma profissão servil. A Sra. Ivester declarou: !Não sou uma dona de casa porque eu tive muito pouca ambição ou formação escolar para melhorar a minha situação. De jeito nenhum! Eu sou uma dona de casa porque Deus me deu a honra infinita de ser uma esposa, e eu me alegro em usar todas as minhas capacidades que Ele me deu no desempenhar dessa bela carreira? (Ivester). Sendo uma esposa, mesmo sendo o !vaso mais fraco?, a mulher tem a responsabilidade de transformar o seu lar num lugar de paz e descanso para o marido dela, e o trabalho particular de agradar e se submeter ao homem da sua vida. O trabalho dela é exigente, mas o seu guia é a Bíblia e o seu valor é inestimável. Junto com seu marido farão uma unidade maravilhosa tão forte e santificada quanto daquela de Cristo e a Sua igreja.

A ARTE DE SER PAI


Pastor Gilberto Stefano No dia das mães aprendemos da Palavra de Deus que !não bastava ser mãe, era preciso ser uma mãe segundo a Bíblia?, e hoje, com semelhante tema, aprenderemos da palavra de Deus que não basta ser pai, é preciso ser um pai segundo a Palavra do Senhor. I. A Primeira coisa que um pai deve fazer é !compreender e aceitar a alta posição que Deus lhe deu? A. A natureza humana está à procura de coisas grandes, e grandes realizações. As posições mais elevadas são as mais cobiçadas: 1. Querem ter um grande nome e uma boa fortuna; 2. Querem ser respeitados pelos seus talentos ou posses; B. Deve o homem compreender que ser um pai segundo Deus é a posição mais honrosa que ele pode chegar; C. Deve o homem querer e aceitar com alegria que será ou é !pai de família?: Abraão queria ser pai; Gn 15:2; Abraão ficou extremamente feliz quando Deus lhe disse: ?Serás pai..." 17:4; e !Então Abraão caiu sobre o seu rosto e riu-se? v. 17; D. É triste quando nos deparamos com qualquer destas duas situações: 1. Primeiro: O pai que não compreendeu sua posição diante de Deus; 2. Segundo: O pai que não aceita ser pai; Como Davi, que queria cobrir sua culpa com a capa do engano; II. De acordo com a Bíblia o Pai é o líder da família: 1Co 11:3; ?Quero que saibais que Cristo é o cabeça de todo o homem, e o homem o cabeça da mulher? A. Como líder lhe compete: chefiar, orientar e guiar sua família; B. Como líder ele vai escolher que rumo a sua família tomará: C. Como líder deve entender que suas decisões afetam toda a família: Abraão por descuido chegou a liderar sua família para o Egito, e com essa atitude, quase perdeu sua esposa; Já em outro episódio, sabiamente ele guiou sua família para longe dos pecados de Sodoma e Gomorra, ao contrário de seu sobrinho, vindo este perder os seus; D. Como líder ele deve entender que será seguido: ?O filho faz tudo que vê o pai fazer..." III. O pai segundo Deus é primeiro !um marido segundo Deus? Gn 2:24; A. Infelizmente esse valor tem sido invertido; B. Deus ensina que a esposa é !uma só carne?, e que os filhos devem !deixar seu pai e sua mãe?. Sem aprender essa lição nenhum pai será um bom pai; C. Portanto, o pai que menospreza à mãe quanto aos filhos, ou centraliza os filhos como únicos objetos de valor, não é um chefe segundo Deus; D. Porque centralizar filhos antes da esposa é errado? 1. Cria neles uma falsa sensação de poder (ele comandam a família); 2. Faz com que o bem estar da criança esteja acima de sua santidade; E. A necessidade básica de um filho é saber que ela pertence a um mundo são e seguro, e só um matrimônio forte é capaz de criar tal sensação; IV. Na Arte de ser pai, o que mais conta é !O EXEMPLO? ?As palavras voam, a escrita fica, e o exemplo arrasta? Tt 2:7 ?Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade..." A. Eis uma constante: As histórias se repetem dentro da família B. O pai Abraão produziu um filho que fazia tudo o que ele fez: 1. As coisas certas foram copiadas: a) Como adorar ao Senhor; 12:8; e 26:25; b) Orar ao Senhor; 18:22 c/ 24:63; 25:21; c) Amar a paz; 13:8; c/ 26:15 ss. d) Não ser ganancioso; 14:21-24 c/ idem. 2. Mas as coisas erradas também foram copiadas: Como por exemplo, ir para o Egito e quase perder a família; C. Há algo no coração dos filhos que o pai precisa conquistar: O amor, a confiança e o respeito de seus filhos; D. A influência de suas ações: 1. Fazer com que os filhos percebam que ele tem o temor do Senhor: (respeito pelas autoridades, pela igreja, pela Bíblia); ?criai-os na disciplina e instrução do Senhor? Ef 6:4; 2. Gastar tempo com seu filho; 3. Verbalizando seus compromissos, a ponto dos filhos perceberem que o que o pai disse ele cumprirá !no Senhor?; 4. Demonstração de amor e carinho pela esposa. Isso tira o medo e o temor que os filhos tendem a ter dos pais; 5. Respeitar o mundo particular de seus filhos (principalmente quando jovens). Isso faz o filho convidar o pai a seu mundo particular; 6. Dar a liberdade de fracassar; 7. Ser o encorajador da família; 8. Rotineiramente abraça-los e beijá-los, como fez o pai do pródigo e todos os bons pais da Bíblia; V. Os dois Extremos da Paternidade: A. A Paternidade autoritária: 1. O pai autoritário gosta de mandar, mas não gosta de cumprir o que ele mesmo ordena; 2. As ameaças acabam fazendo a criança obedecer, mais um dia ela sonha em se libertar; B. A paternidade permissiva: 1. É a suspensão das regras ou o relaxamento delas; 2. O objetivo é a felicidade da criança e não a sua santidade; 3. Entre os males de um pai permissivo está a omissão da disciplina: I Re 1:6; 4. Esse tipo de paternidade produziu uma sociedade como a nossa: ?Visto como se não executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal." (Ec 8:11). C. O Pai deve evitar os extremos da seguinte forma: 1. Disciplinando coma vara; 2. Treinando-os na Palavra; 3. Dando instruções quando eles tiverem que agir por si mesmos; 4. Esperar a amizade na fase adulta; VI. O bom pai busca sempre o que é espiritualmente melhor para o seu filho: A. Treiná-lo em obedecer a ordem de Deus; Abraão no sacrifício de Isaque; B. Buscar o que é melhor para sua vida: Como Abraão deu ordens específicas a seu servo quanto a busca de uma esposa à Isaque; C. Prever brigas e discussões buscando evitar todas elas: A forma que Abraão repartiu seus bens entre seus filhos; (Gn 25:5-6); VII. A Coisa mais difícil para um pai: !Reconhecer que está errado? Davi, por exemplo, ficou cinco anos sem conversar com seu filho; 2Sm 14:28; Escondia seus erros atrás do autoritarismo. Fez isso com praticamente todos os seus filhos; Na verdade, a família foi o calcanhar de Aquiles de Davi VIII. Agora uma palavra aos filhos:?(ver Pv 30:1) ?Há uma geração que amaldiçoa a seu pai? A. Obediência: B. Sujeição; C. Honra; Autor: Pastor Gilberto Stefano Fonte: www.PalavraPrudente.com.br